• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Inteligência Competitiva,Negócios e Organizações 2011

Os autores envolvem-se na aplicação conceitual da IC, visando à construção de competências essenciais nas organizações.

Autor: Alfredo PassosFonte: Administradores.com

Diante do número reduzido de livros em português sobre Inteligência Competitiva, vale relembrar a publicação de autores com a experiência dos Professores Leonel Rodrigues e Riccardo Riccardi.

 

Prof. Leonel Rodrigues é Doutor em Administração e Mestre em Administração da Tecnologia, pela Vanderbilt University - USA. Por sua vez, Riccardo Riccardi é Professor da Pós-Graduação da Universidade Católica de Salta - UCS, além de Delegado Geral para a América Latina do Movimento das Escolas de Ética e Economia de Roma - Itália.

 

Os autores envolvem-se na aplicação conceitual da IC, visando à construção de competências essenciais nas organizações.

 

A premissa é de que IC não deve servir apenas para tomada de decisão, mas principalmente para a construção das capacidades especiais, necessárias ao forjamento da competência central das organizações.

 

Ao longo de nove capítulos, os autores argumentam que as informações, buscadas em fontes cognitivas internas e externas, servem para desenvolver os quatro pilares da inovação nas organizações:

 

1. Gestão do Conhecimento;

 

2. Plataformas de inovação;

 

3. Aprendizagem organizacional;

 

4. Empreendedorismo Corporativo.

 

A Gestão do Conhecimento, seja ele por incremento do conhecimento tácito ou explícito, alimenta preparação intelectual dos membros da empresa, possibilitando a geração de idéias, que de forma planejada (plataformas de inovação) e construída cumulativamente (aprendizagem organizacional), capacita as organizações a responderem de forma estratégica (empreendedorismo corporativo) às demandas do ambiente competitivo e consumidor.

 

Os autores discutem também, de forma singular, o ambiente de uso da Inteligência Competitiva nas organizações. Com base em pesquisa em âmbito nacional, os autores avaliam o nível de incorporação e os processos de formalização de uso dos sistemas de IC nas organizações, aos quais denominam de Maturidade em IC.

 

Tais processos podem servir de guia para executivos avaliarem o estado corrente da IC em suas organizações e sua incorporação gradativa.

 

Por fim, os autores propõem e discutem um modelo de mudança organizacional, baseado nos processos de Inteligência Competitiva - MOSIPIC - Modelo

Sistêmico do Processo de Inteligência Competitiva.

 

O modelo indica como os SIC dão suporte às mudanças organizacionais, visando à eficácia nos processos de negócio, por meio da sincronia entre as estratégias corporativas e a IC.

 

Neste livro, você vai encontrar uma visão mais amplificada sobre as reais implicações do uso da Inteligência Competitiva nas organizações e constitui-se numa excelente fonte de consulta sobre conceitos, funções, benefícios e influências da Inteligência Competitiva tanto para executivos quanto para acadêmicos.

 

Para maiores informações e referências bibliográficas:

 

Rodrigues, Leonel Cezar e Riccardi, Riccardo. Inteligência Competitiva nos negócios e organizações. Maringá: UNICORPORE, 2007.