• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Taxa de inovação adotada por empresas sobe em 2008, diz IBGE

Do total de 100,5 mil empresas industriais, 38,1% foram inovadoras.

Fonte: G1

Das 106,8 mil empresas com dez ou mais pessoas ocupadas na indústria, nos setores de serviços (edição, informática e telecomunicações) e no de pesquisa e desenvolvimento, cerca de 41,3 mil implementaram produto ou processo novo ou "substancialmente" aprimorado de 2006 a 2008, segundo aponta estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (29).

Na comparação com o último levantamento, referente ao período de 2003 a 2005, foi registrado aumento da taxa de inovação, de 34,4% para 38,6%, de 2006 a 2008. De acordo com o IBGE, a pesquisa de 2008 mostra que a taxa de inovação na indústria, de 38,1%, atingiu o maior nível desde o início do levantamento, em 2000, quando foi registrada taxa de 31,5%.

Setores
Do total de 100,5 mil empresas industriais, 38,1% foram inovadoras, percentual inferior ao observado nos setores selecionados pelo IBGE de serviços, cuja taxa foi de 46,2%. Isso pode ser explicado, segundo o IBGE, pelo fato de os setores de serviços englobarem atividades de alta intensidade tecnológica e em conhecimento, como telecomunicações e informática.

No setor de pesquisa e desenvolvimento, 97,5% das 40 empresas pesquisadas foram inovadoras em produto e processo ou só em processo. "As estratégias de inovação adotadas pelos setores mostram que em todos prevalece o padrão de realizar a inovação primordialmente em produto e processo, embora com importância diferenciada". De acordo com o instituto, na indústria tem destaque a inovação só de processo (15,3%), enquanto nos serviços selecionados e em P&D, prevalece a inovação só de produto (15,3% e 15,0%, respectivamente).

Nas empresas industriais com 500 ou mais pessoas ocupadas, 71,9% foram inovadoras em produto ou processo, 26,9% lançaram produto inovador para o mercado nacional e 18,1% implementaram processo inovador para o seu setor no Brasil.

Nas empresas de serviços selecionados de porte semelhante, 67,2% foram inovadoras, 24,3% inovaram para o mercado nacional e 22,5% para o setor no Brasil. Já nas empresas de pesquisa e desenvolvimento, a correlação positiva da inovação com o porte não é acentuada.

A pesquisa constatou também que o número de empresas com dificuldades ou obstáculos à inovação cresceu de 35,2% em 2005 para 49,8% em 2008. A falta de pessoal qualificado é apontada por 57,8% das empresas como um dos principais obstáculos à inovação. No setor de serviços selecionados, o problema foi citado por 70,4% dos estabelecimentos.

Por setor
As oito atividades que apresentaram as maiores taxas de inovação no período 2006 -2008 são de alta e média-alta intensidade tecnológica: automóveis, camionetas, utilitários, caminhões e ônibus (83,2%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (63,7%), outros produtos eletrônicos e ópticos (63,5%), produtos químicos (58,1%), equipamentos de comunicação (54,6%), equipamentos de informática e periféricos (53,8%), máquinas e equipamentos (51,0%) e componentes eletrônicos (49,0%).

Internet é decisiva no processo
Na indústria, as cinco principais fontes de informação utilizadas para realizar o processo de inovação foram internet (68,8%), clientes (68,2%), fornecedores (65,7%), áreas internas à empresa (61,5%) e feiras e exposições (55,6%).

Nos serviços selecionados, as fontes de informação mais significativas foram semelhantes às da indústria. A internet foi utilizada por 78,7% das empresas, aquelas obtidas junto às áreas internas da empresa, por 73,5%, os clientes por 69,3% e os fornecedores por 55%.

Já no setor de pesquisa e desenvolvimento, todas as empresas usaram de forma relevante as ideias originadas do seu próprio departamento. Em seguida, aparecem com importância alta ou média: conferências, encontros e publicações especializadas (92,3%), universidades ou outros centros de ensino superior (87,2%) e redes de informação informatizadas (84,6%).

Impactos mais relevantes
Entre os principais impactos das inovações para as empresas industriais e de serviços selecionados estão aqueles associados à posição da empresa no mercado (manteve ou ampliou a participação), à melhoria da qualidade dos bens ou serviços e ao processo (aumento da capacidade produtiva).