• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Profissionais brasileiros lideram uso de tecnologia e redes sociais

Os dados apontam que 63% dos brasileiros usam celulares para tratar temas pessoais e de trabalho.

Autor: Karla Santana MamonaFonte: InfoMoney

 Os profissionais do Brasil são os que mais utilizam tecnologias como celulares, smartphones, notebooks e redes sociais tanto para trabalho como para atividades pessoais. É o que aponta um estudo realizado pela Unisys em parceria com o IDC (International Data Corporation).

Os dados apontam que 63% dos brasileiros usam celulares para tratar temas pessoais e de trabalho. Já nos EUA, essa porcentagem é de 40%, enquanto na Europa é de 45%. Na Austrália e na Nova Zelândia, o índice é de 42%.

Em relação ao smartphone, a porcentagem dos brasileiros é de 25%. Nos EUA, Europa, Austrália e Nova Zelândia, os índices são de 15%, 19% e 14%, respectivamente.

Redes sociais
No caso das redes sociais, 15% dos profissionais do Brasil utilizam o Facebook e My Space para a vida pessoal e profissional. Nos EUA, esse número cai para 3% e na Europa, para 6%. Na Austrália e na Nova Zelândia, a porcentagem é de 5%.

Para se ter uma ideia, 20% dos brasileiros participam do Twitter para questões relacionadas ao trabalho e para atividades pessoais. Nos outros países citados acima, 3% utilizam para ambas razões.

Já a tecnologia VoIP, como o Skype, é amplamente usada pelo Brasil também para questões pessoais e de trabalho, com 32%. Nos Estados Unidos, apenas 7% utilizam este tipo de comunicação, enquanto na Europa este número é de 16% e na Austrália e Nova Zelândia é de 17%.

Os brasileiros também afirmam que acessam páginas de redes sociais ao menos uma vez ao dia para trabalhar, com 19%, enquanto 3% dos americanos, 7% dos europeus e 5% dos entrevistados da Austrália e Nova Zelândia indicaram utilizar estas ferramentas.

“Estas comparações com outras regiões do mundo mostram como estas tecnologias estão incorporadas ao dia a dia do brasileiro, especialmente daqueles que vivem nos grandes centros urbanos, e como eles se tornaram grandes usuários da tecnologia, tanto no trabalho, como em suas vidas particulares”, afirma o diretor de negócios da área de Outsourcing e Serviços de Infraestrutura da Unisys Brasil e América Latina, Paulo Roberto Carvalho.

Acesso ao e-mail
Os dados apontam ainda que 36% os profissionais brasileiros checam seus e-mails do trabalho quando estão em aviões – quase o dobro dos australianos e neozelandeses (19%) e ultrapassando os europeus (24%) e os norte-americanos (22%).

Além disso, 21% dos brasileiros disseram checar suas caixas de e-mail enquanto estão dirigindo carro – mais uma vez, quase o dobro do número obtido na Austrália e Nova Zelândia (11%) e superando os 15% dos entrevistados nos Estados Unidos e Europa.

“Estes dados sobre o uso da tecnologia para fins de trabalho de qualquer lugar demonstram ainda mais que a consumerização de TI já é uma realidade tanto para os funcionários como para as organizações no Brasil, que precisam cada vez mais entendê-la e explorá-la”, diz Carvalho.

Sobre o estudo
No Brasil, a pesquisa foi realizada com 301 profissionais, usuários de aparelhos existentes no mercado (celulares, smartphones, palms, laptops e etc.) e redes sociais (blogs, Twitter, Facebook e etc.), das seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Fortaleza. No total, participaram 2.820 pessoas de 10 países.