• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Estabilidade econômica multiplica investimentos em franquias

Sebrae desenvolve metodologias para que micro e pequenas empresas possam integrar sistema de franquias em todo o País

Fonte: Portal SebraeTags: empresariais

Setores de vestuário, calçados e acessórios foram os que mais faturaram entre 2008 e 2009 no mercado de franquias, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Primeiro foi a alimentação, depois roupas, calçados e acessórios. O desenvolvimento dos negócios envolvendo esses itens está diretamente relacionado com a melhoria das condições socioeconômicas do País. O sistema de franquias acompanha o ciclo virtuoso do mercado interno brasileiro nos últimos anos.

De 1995 a 2009, o número de empreendimentos franqueadores saltou de 724 para 1.643, e as empresas franqueadas multiplicaram-se de 23.765 para 79.988. No mesmo período, o total do faturamento subiu de US$ 9,9, milhões para US$ 35,8 milhões. O cenário futuro aponta na direção de crescimento contínuo.

Micro e pequenas empresas (MPE) de baixo custo e pequenos investimentos são a bola da vez nesse mercado, composto por empresas franqueadoras e franqueadas. De olho nele, o Sebrae está desenvolvendo novas metodologias, visando potencializar o crescimento de MPE que podem se tornar franqueadoras ou franqueadas, nos próximos anos.

Pequenos negócios relacionados com serviços domésticos e aulas de reforço escolar estão entre os segmentos que podem ser beneficiados pelo sistema de franquias.

"Para se tornar uma franquia, a empresa deve possuir marca estabilizada no mercado, em nível regional ou nacional, e produtos e serviços padronizados que possam ser replicados", explica Aníbal Bastos, gestor do Programa Sebrae de Franquias (PSF), ação desenvolvida pela Unidade de Acesso a Mercados (UAM) do Sebrae há cerca de cinco anos.

O PSF é realizado por todas as unidades estaduais do Sebrae. Há duas vertentes principais nessa ação, segundo Bastos: publicação e CD para instrução e análise de franquias para interessados em se tornar franqueadores e publicação para candidatos a franqueados; cursos no formato de palestras de duas, quatro e 16 horas aula. "O potencial franqueador busca montar rede de terceiros com a expectativa de ampliação de negócio e o franqueado quer montar um negócio seguro sem arcar com os custos preliminares de criar uma marca no mercado", explica o gestor do programa.

O Sebrae está desenvolvendo novas metodologias para potencializar o acesso de MPE de baixo investimento e custos ao sistema de franquias. "Pequenos negócios de serviços, tais como aulas de reforço escolar e serviços básicos de casa, como jardinagem e limpeza de piscina, são os que mais crescem", ressalta Bastos. Os novos produtos da Instituição devem ser lançados nos próximos meses.

Bola da vez

Três anos atrás, negócios e empreendimentos relacionados com a área de alimentação eram os que mais cresciam no mercado nacional de franquias. Do total faturado pelas empresas de franquia, os empreendimentos de alimentação foram responsáveis por 16,2% em 2007; 16% em 2008; e 17% em 2009.

Nos dois últimos anos, os setores de vestuário (têxtil e confecção) e calçados e acessórios se tornaram destaques. De acordo com a ABF, o faturamento do setor de calçados e acessórios pessoais subiu 41,2% e o de vestuário 37,5%, entre os anos de 2008 e 2009, seguidos pelos setores de informática e eletrônicos (28,9%) e hotelaria e turismo (24%).