• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pequenos negócios mantêm liderança na geração de empregos

Micro e pequenas empresas garantem 67,1% do total de 305,1 mil empregos gerados no país em abril deste ano, conforme análise feita pelo Sebrae

Autor: Dilma TavaresFonte: Portal Sebrae

As micro e pequenas mantêm a dianteira na criação de empregos no País. Dos 305,1 mil empregos com carteira assinada registrados em abril, 67,1% foram gerados pelo segmento. Os números, apresentados nesta terça-feira (18), são da Unidade de Gestão Estratégica (UGE) do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Os dados também apontam que as microempresas com até quatro trabalhadores continuam liderando a geração de empregos, sendo responsáveis por 44,8% do total. Já aquelas que empregam de cinco a 19 trabalhadores responderam por 7,6% no período. Por sua vez, as pequenas empresas que mantêm de 20 a 99 empregados contribuíram com 14,7% do total.

Nas microempresas com até quatro trabalhadores a maioria dos empregos foi gerada no setor de serviços, seguido do comércio. Naquelas que têm entre cinco a 19 empregados o melhor desempenho foi dos setores de serviços e na indústria de transformação, mas houve perdas no comércio. As empresas com 20 até 99 trabalhadores geraram mais empregos nos setores de serviço e na indústria de transformação.

“É importante ressaltar que a participação das micro e pequenas empresas no saldo total de empregos em abril reverteu uma tendência de queda verificada nos meses de fevereiro e março”, destaca o analista de gestão estratégica do Sebrae, Leonardo Mattar.