• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Número de cheques devolvidos cai e atinge o menor nível em 16 meses

O indicador, divulgado nesta sexta-feira (19), mostra que a devolução de cheques ocorrida no mês passado é menor que a taxa de 1,87% registrada em dezembro e de 2,29% verificada em janeiro do ano passado.

Autor: Camila F. de MendonçaFonte: InfoMoneyTags: inadimplencia

A inadimplência com cheques começou o ano com o menor índice em 16 meses. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo, a inadimplência ficou em 1,85% em janeiro.

 

O indicador, divulgado nesta sexta-feira (19), mostra que a devolução de cheques ocorrida no mês passado é menor que a taxa de 1,87% registrada em dezembro e de 2,29% verificada em janeiro do ano passado.

De acordo com os analistas da Serasa, o retorno da confiança do consumidor, mediante a melhora do cenário econômico do País já a partir do segundo semestre do ano passado, contribuiu para a melhora do índice.

Além disso, o aumento dos níveis de empregabilidade e da renda também foram determinantes para o resultado positivo.

Alternativa
Segundo os analistas, o cheque pré-datado foi alternativa para o varejo durante a crise econômica, já que a oferta de crédito estava menor. Porém, passada a turbulência, essa forma de pagamento deixou de ser alternativa para o financiamento.

Ao todo, 1,673 milhão de cheques foram devolvidos no mês passado e 90,587 milhões foram compensados.

Na comparação com janeiro de 2009, tanto o número de cheques emitidos como o de devolvidos foi menor. Naquele mês, 104,977 milhões de cheques foram compensados e 2,406 milhões, devolvidos.

Frente a dezembro, também houve queda, já que no último mês de 2009, 1,987 milhão de cheques foram devolvidos e 106,342 milhões, compensados.