• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Mercado financeiro eleva projeção de inflação pela quarta vez seguida

Previsão continua a se distanciar do centro da meta de 4,50%.

Autor: Kelly OliveiraFonte: Diário do ComércioTags: economia

A projeção de analistas do mercado financeiro para a inflação oficial continua a se distanciar do centro da meta de 4,50%. Segundo o boletim Focus, divulgado hoje,  17, pelo Banco Central (BC) a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em alta há quatro semanas, subiu de 4,78% para 4,80%.

 

A meta de inflação, além do centro de 4,50%, tem margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Cabe ao BC perseguir essa meta e para isso utiliza a taxa básica de juros, a Selic, como instrumento. Como a previsão é de economia aquecida e aumento da inflação, os analistas esperam que a Selic encerre este ano em 11,25% ao ano, a mesma estimativa do boletim anterior.

A taxa entretanto, na visão dos analistas, não deve começar a subir na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, em março próximo. A expectativa para essa reunião é de manutenção do atual patamar de 8,75% ao ano. Para o final de 2011, os analistas ajustaram a projeção de 11% ao ano para 11,25% ao ano.

O boletim Focus também traz projeções para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI). Neste caso, a previsão para 2010 subiu de 5,13% para 5,51%. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a estimativa passou de 4,84% para 5,26%. A estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), neste ano, subiu de 5,04% para 5,28%. Para 2011, a estimativa para esses índices – IPCA, IGP-DI, IGP-M e IPC-Fipe – permanece em 4,50%.

A estimativa para os preços administrados passou de 3,50% para 3,55% em 2010, e de 4,30% para 4,50%, em 2011. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo, entre outros.

O boletim Focus é uma publicação semanal elaborada pelo BC com base nas projeções de analistas do mercado financeiro para os principais indicadores da economia.