• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Desenvolva sua Empresa - Lucro, lucratividade, rentabilidade

O lucro, portanto, é a base para a análise das decisões de investimentos.

Fonte: SEBRAE - Minas GeraisTags: empresarial

Lucro - Sendo conceituado de uma forma simplificada, nada mais é do que o resultado positivo deduzido das vendas os custos e despesas. 

Lucratividade - É a relação do valor do lucro com o montante de vendas, ou seja, divide-se o valor do lucro pelo volume de vendas (lucro líquido/vendas). 

Rentabilidade - Refere-se ao resultado que possibilita a análise do retorno sobre o investimento realizado na empresa. 

O lucro, portanto, é a base para a análise das decisões de investimentos. 

A primeira pergunta que se faz é qual o lucro ideal? 
É obvio que quanto maior, melhor! Entretanto, o retorno de investimento é uma recompensa equivalente a todo o investimento e não apenas aos lucros gerados nos períodos iniciais, ou de um período específico. 

Um investimento pode proporcionar altas taxas de lucros em determinados períodos, e até prejuízos em outros; neste caso deve prevalecer o retorno médio obtido no período considerado. 

Para os pequenos negócios é importante que os lucros gerados sejam equivalentes a 3% ao mês em média do valor dos investimentos próprios. 
Com relação à lucratividade (lucros sobre as vendas) para as micros e pequenas empresas ela varia entre torno de 5% a 10% para indústria e comércio. No caso de prestadoras de serviços ficam em torno de 15% a 20%. Para análise correta da lucratividade, as considerações são as seguintes: quanto maior, melhor para a empresa; a mesma deverá ser comparada com média do setor em que a empresa atua; e deverá atender a expectativa do empreendedor. 

Normalmente os lucros gerados por uma empresa revelam três situações distintas: 

-Podem estar gerando recursos insuficientes para manter a empresa; 
-Podem estar gerando recursos mínimos para manter a sua sobrevivência; 
-Podem estar gerando recursos para empresa sobreviver e crescer. 

Uma empresa que esteja gerando recursos para sobreviver e crescer, deve observar o seguinte: 

-Normalmente tem fluxo de caixa positivo; 
-Obtém ganho financeiro; 
-Investe recursos na atualização do seu imobilizado; procura manter seus funcionários treinados e atualizados; 
-Investe recursos constantemente em marketing; 
-Gera recursos para manter o capital de giro e proporcionar o retorno desejado pelos investidores. 

Concluindo:
Toda empresa necessita gerar lucros para sobreviver e crescer. Todo empreendedor, quando aplica os seus recursos financeiros em qualquer negócio, tem expectativa de obter retorno o mais rapidamente possível e com segurança. E para que isto aconteça é preciso a empresa apresentar não somente resultados positivos quantitativos, mas também resultados positivos qualitativos.