• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Indústria fecha o ano com índice de confiança em alta

As informações foram divulgadas quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas.

Fonte: Jornal de Brasília

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) continuou em alta e atingiu em dezembro o maior nível desde julho de 2008 (113,7 pontos). De novembro para dezembro, o indicador teve aumento de 3,5% e chegou a 113,4 pontos, na 11ª alta consecutiva.

As informações foram divulgadas quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas. Em comunicado, a instituição mostra que o empresariado está confiante e lembra que o ICI marcou 75,1 pontos no início do ano – o segundo menor nível da série, iniciada em 1995.

Situação boa

Dentre os indicadores que compõem o ICI, o Índice de Situação Atual (ISA) cresceu 3,5%, passando de 108,1 para 111,9 pontos. O comunicado da Fundação Getulio Vargas destaca que, de um mês para o outro, aumentou de 29,9% para 31,6% a parcela de empresas que avaliam como “boa” a situação dos negócios e caiu o percentual dos que a consideram “fraca” (de 18% para 8,7%).

O Índice de Expectativas (IE) elevou-se no mesmo percentual que o ISA, marcando 114,9 pontos. De acordo com a pesquisa, os avanços mostram “que os industriais estão mais otimistas em relação aos próximos meses”. Das cerca de 1.110 empresas consultadas, 46,9% preveem expansão entre dezembro deste ano e fevereiro de 2010.

O ICI também mede o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci). O indicador registrou este mês a nona alta consecutiva. De novembro para dezembro, o destaque foi o setor de bens de capital, que passou de 77,9% para 80,9%.

 

No geral, o nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) avançou para 83,8% em dezembro, contra 82,9% em novembro e 80,2% em igual mês de 2008, com ajuste sazonal.

O uso da capacidade vem subindo há nove meses e a Fundação Getulio Vargas destacou que a aceleração foi mais pronunciada nos últimos cinco. Nesse período, o aumento foi de 3,9 pontos percentuais.