• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Analistas preveem crescimento da economia e taxa de juros mais alta

As informações são da última pesquisa semanal Focus, do Banco Central (BC), de 2009, divulgada ontem.

Fonte: Diário do ComércioTags: economia

O mercado financeiro está mais otimista em relação às perspectivas para o crescimento da economia brasileira em 2010. Os analistas, no entanto, também esperam um patamar maior de juros depois que o ciclo de alta da taxa básica (Selic) começar – o que é esperado para o próximo mês de abril. As informações são da última pesquisa semanal Focus, do Banco Central (BC), de 2009, divulgada ontem.

O levantamento, feito com cerca de 100 profissionais do mercado financeiro, mostrou que os analistas têm estimativa média de alta de 5,08% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. No levantamento anterior, a projeção era de 5%. De acordo com o último relatório trimestral de inflação, divulgado no início da semana passada, o BC trabalha com previsão de avanço de 5,8% para o PIB brasileiro no próximo ano.

Apesar de ainda ser mais conservador que o BC, o mercado hoje demonstra um otimismo bem maior do que o registrado há alguns meses. Até meados de agosto, a estimativa de crescimento da economia em 2010 não chegava a 4% e só atingiu a casa de 5% na segunda quinzena de novembro. O movimento reflete a safra de indicadores que mostram uma atividade econômica em franca recuperação depois do forte solavanco provocado pela crise financeira internacional.

Juros – Mas o maior otimismo com a atividade costuma vir acompanhado de expectativa de alta de juros. Com a demanda aquecida, aumentam a possibilidade de reajustes de preços e a chance de o BC elevar juros para controlar a inflação.

Dessa forma, a Focus captou que os analistas esperam uma dose maior de alta na Selic em abril, quando deverá subir dos atuais 8,75% ao ano para 9,25% anuais. Na sondagem anterior, a expectativa era que a taxa iria para 9%. Mas os economistas continuam esperando que o juro básico encerre 2010 em 10,75% anuais, embora tenham, neste levantamento, começado a acreditar que o ciclo de aperto monetário terminará só em 2011, com a Selic atingindo 11,25% em janeiro daquele ano.

De acordo com a pesquisa Focus, o mercado trabalha com taxa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de base para o sistema de metas, de 4,5% em 2010 – exatamente o centro da meta estabelecida pelo governo.

Para a produção industrial, o prognóstico para o próximo ano é de alta de 8%, depois de recuo de 7,62% em 2009.