• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Poupar e investir são prioridades quando o assunto é décimo terceiro

Poupar e investir são prioridades quando o assunto é décimo terceiro

Fonte: InfoMoney

Patricia Alves

A segunda parcela do décimo terceiro salário, com os devidos descontos, deve ser paga até esta sexta-feira (18). De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), cerca de 70 milhões de pessoas teriam direito ao décimo terceiro salário este ano.

Diante da pergunta “O que você pretende fazer com o dinheiro do décimo terceiro salário?”, poupar e investir aparecem como prioridades entre os participantes da enquete realizada pelo portal InfoMoney.

Segundo os números, dos 2.658 respondentes, 56,70% têm a poupança e o investimento como focos para o abono de Natal.

Dívida na sequência
Apesar de a maioria dos participantes da enquete priorizarem o investimento, 18,28% deles pretendem utilizar o 13º para quitar dívidas e 9,56% devem fazer compras de fim de ano com o montante recebido.

A tabela abaixa mostra o resultado completo da pesquisa:

O que você pretende fazer com o dinheiro do décimo terceiro salário?

Votos / Percentual
Planeja quitar dívidas / 486 / 18,28%
Irá fazer compras de fim de ano / 254 / 9,56%
Pretende poupar e investir / 1.507 / 56,70%
Deve usar o dinheiro para compra de veículo/casa / 235 / 8,84%
Não decidiu ainda / 176 / 6,62%
Total / 2658 / 100%

Contas mentais
Antes de colocar em prática os planos para o uso da gratificação, avalie se você não usou o artifício das `contas mentais`. De acordo com esta teoria, do economista comportamental Richard Thaler, as pessoas tendem a atribuir mais destinos ao mesmo montante do que ele é capaz de cobrir. Ou seja, muitas vezes, imaginamos que a nossa renda é suficiente para muitos mais gastos do que ela realmente comporta.

Para evitar o `desfalque`, faça uma planilha do uso do dinheiro extra separada da planilha habitual de orçamento. Coloque o quanto vai receber - já descontando os impostos - e o destino do dinheiro. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer um percentual para cada intenção de gastos e ainda evitar que as despesas sejam maiores que a receita.