• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Inadimplência com cheques é a menor em treze meses, diz Serasa

Os motivos desta melhora contínua seriam os juros mais baixos, geração de empregos formais e a recuperação da renda influenciaram queda, na avaliação dos especialistas do Serasa.

Fonte: Jornal O GloboTags: inadimplencia

Mesmo com o bom desempenho das vendas no Dia das Crianças, a inadimplência com cheques não interrompeu sua trajetória de queda no Brasil e ficou em 1,92% em outubro, menor patamar em 13 meses, segundo o indicador do Serasa Experian de Cheques Sem Fundos divulgado nesta quarta-feira. Os motivos desta melhora contínua seriam os juros mais baixos, geração de empregos formais e a recuperação da renda influenciaram queda, na avaliação dos especialistas do Serasa.

Em relação a setembro, o número de cheques devolvidos caiu 1% em outubro, a terceira queda consecutiva, de acordo com o estudo do instituto. Contra outubro de 2008, a inadimplência com cheques recuou 4,5%. Foi a primeira vez em 2009 em que houve recuo do indicador frente igual mês de 2008.

Entretanto, no acumulado de janeiro a outubro, a inadimplência com cheques ainda está em 2,19%, de acordo com o estudo do Serasa. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o número de devoluções de cheques cresceu 11,7%, sinal de que a inadimplência elevada, verificada no primeiro semestre, ainda afeta o resultado acumulado no ano, segundo analistas do instituto.

Os técnicos do Serasa também destacam que em outubro de 2008, o país entrava na crise financeira global e estava diante de uma situação inédita, com redução da liquidez, queda do consumo, da produção e do emprego e aumento da inadimplência.

Para os últimos dois meses do ano, a perspectiva dos analistas da Serasa Experian é de que a inadimplência com cheques continue em queda, por conta do 13º salário.