• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Carros: fim do IPI reduzido levará consumidor a antecipar a compra em junho

O fim da alíquota reduzida de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os carros, no próximo dia 30 de junho, fará com que muitos consumidores antecipem a compra para o mês de junho, a exemplo do que ocorreu em março, quando se acreditava

Fonte: InfoMoneyTags: ipi

Roberta de Matos Vilas Boas

O fim da alíquota reduzida de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os carros, no próximo dia 30 de junho, fará com que muitos consumidores antecipem a compra para o mês de junho, a exemplo do que ocorreu em março, quando se acreditava que o benefício não seria estendido.

Porém, se o fim da medida beneficiará as vendas no sexto mês do ano, em julho deverá ocorrer o oposto, e a comercialização de carros deverá apresentar forte queda.

"Temos nossas preocupações referentes a isso (fim do IPI reduzido). E temos que esperar para ver qual vai ser a contundência desse fato a partir de julho e as suas consequências para o nosso mercado e para a produção destinada a esse mercado", disse o presidente da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), Jackson Schneider, na última quinta-feira (04), ao apresentar os dados de vendas de maio.

Sem prorrogação
Segundo a Agência Brasil, Schneider também afirmou que, dessa vez, não há negociação com o governo para que o benefício seja prorrogado novamente. Além da Anfavea, montadoras já expressaram que o fim do IPI reduzido significará uma queda nas vendas. Para a GM do Brasil, a melhor maneira de impedir isso, seria o aumento progressivo da alíquota, até que volte aos patamares normais.

Vendas em maio
De acordo com a Anfavea, as vendas de veículos apresentaram um crescimento de 5,4% em maio, na comparação com abril, e de 2,1% em relação ao quinto mês do ano passado. No acumulado do ano, houve uma pequena queda de 0,1%.