• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Assessorar clientes da área de Direito Penal movimenta a equipe

Desafios desse tipo de pauta requerem agilidade e prontidão

Autor: Josi QuevedoFonte: A Autora

As assessorias de imprensa têm sempre muitos desafios para atenderem os mais diferentes clientes e emplacá-los na imprensa. Mas um tema em especial desperta os ímpetos mais sensíveis da equipe, fazendo com que a redação da agência às vezes pareça um cenário de Agatha Christie ou com que o assessor se sinta um pouco Sherlock Holmes. Estamos falando da assessoria de imprensa de pautas criminais, especificamente no atendimento a profissionais do Direito Penal.

“É interessante perceber que um dos desafios da trabalhar com clientes dessa área é, ao mesmo tempo, seu trunfo: a peculiaridade de cada caso que deve despertar a atenção do jornalista. Ao mesmo tempo em que alguns casos são essencialmente midiáticos, às vezes isso se torna também um trabalho de convencimento a ser feito para que um gancho novo venha à realidade jornalística”, explica a assessora de imprensa da Smartcom Bárbara Hammes.

Para atingir bons resultados, tem que se aprofundar no tema, que muitas vezes fogem do domínio no nosso cotidiano. “Temos que ler muito e rapidamente, aprender é a palavra-chave. Fazer o jornalista entender que uma abordagem mais aprofundada vale a pena também é desafiador.”

“Mas, de modo geral, o penal traz muitas oportunidades para o cliente e para a imprensa do ponto de vista factual. E isso movimenta toda a equipe, porque, assim que sair na imprensa, o cliente vai querer também repercutir esse trabalho o mais rápido possível em suas redes sociais”, conta.

Um caso em evicência, então, pode significar para a assessoria uma possibilidade de conseguir espaços relevantes para posicinar a fonte.. “Entender o que o fato significa e os seus desdobramentos dá todo o sentido para essa área”, avalia.

Expertise em grandes veículos de imprensa

Bárbara, antes de chegar na Smartcom, passou por diferentes veículos cobrindo o hardnews, ou seja, as pautas ditas quentes, factuais. Ela traz sua expertise e aplica com agilidade e prontidão no atendimento desse tipo de pauta, que exige muita disposição.

“Temos que estar preparadas até mesmo para algo que ocorra fora do horário normal, digamos. Afinal, se precisarmos que o cliente entre ao vivo em algum veículo tarde da noite, teremos que estar com a fonte alinhada, treinada e pronta para ajudar a imprensa”, exemplifica, ao mencionar que o ritmo é parecido com o que vivido em grandes veículos de imprensa em que trabalhou.

“É algo natural para mim, afinal, entendemos como os jornalistas lidam com esses assuntos na redação e quais são os melhores dias e horários. Faz parte do feeling essa compreensão do valor do factual para o jornalista. Portanto, conseguimos conversar com os profissionaisa partir do entendimento de suas necessidades e do que precisam de uma forma mais assertiva”, destaca.

Confira, agora, algumas dicas para atendimento desse tipo de pauta:

- Tente ao máximo conhecer como a redação do veículo de comunicação funciona;

- Desenvolva a parte técnica do texto e o entendimento de portais e sites;

- Crie e tenha uma agenda de contatos de jornalistas com os quais possa contar;

- Todo veículo é válido, não descarte nenhuma oportunidade;

- Formação e informação são sempre necessárias para se atualizar. Na dúvida, mantenha o hábito de ler os bons e velhos jornais;

- Tenha disposição constante e esteja aberto aos mais diferentes assuntos do Jornalismo.

No caso de Bárbara, que “trocou de lado do balcão”, passando por grandes veículos e atualmente atuando na assessoria de imprensa, todas as experiências foram e são válidas. “As trocas proporcionam a verdadeira experiência para a carreira, porque o entendimento sobre a prória prática jornalística se expande. Afinal, assessores e jornalistas de redação de veículos são parceiros, e um precisa do outro. Ter a visão dos dois lados é diferencial e facilita, sem dúvida”, finaliza.

Sobre a Smartcom: Agência de comunicação sediada em Curitiba, a Smartcom oferece serviços de gerenciamento e conteúdo para redes sociais e sites, assessoria de imprensa internacional, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Com braços na Alemanha, Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação qualificados, garante a conexão entre os pontos envolvidos no segmento do Business to Business e Business to Consumer com clientes nos segmentos de Indústria, Negócios, ESG, Advocacia, Cultura, Gastronomia, entre outros.