• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Contador consultor não é reativo, certo? O que a inovação tem haver com isso?

A inovação na contabilidade foi amplamente abordada por mim em 2017

Autor: Roberto Dias DuarteFonte: O Autor

A inovação na contabilidade foi amplamente abordada por mim em 2017. Falei muito sobre tendências na contabilidade, como presença digital na contabilidade, segmentação, franquias, serviços consultivos e a ampla adoção de tecnologia.

A transformação digital é um caminho sem volta. Aliás, você até pode não querer aderir a inovação na contabilidade, mas corre o risco de ter consequências trágicas, como os exemplos da Kodak e Blockbuster que citei em outro artigo.

A tecnologia irá moldar a forma e a função das empresas, com inteligência artificial, sistemas integrados, e até moedas virtuais, como o blockchain . E mesmo que você tenha receio de grandes mudanças, é preciso se preparar e fazer. Sob pena de perder o timing e o espaço no mercado.

As opções de tecnologia são muitas e a velocidade com que novas aparecem também é alta. Então, por onde começar a automatização do escritório contábil?

Uma pesquisa realizada via Linkedin por Richard Sergeant, com contadores e fornecedores de tecnologia, chegou nas seguintes respostas.

Onboarding: receba bem seu novo cliente

A máxima “a primeira impressão é a que fica” pode ser aplicada aqui. O user onboarding é o processo de aumentar a percepção de valor de um cliente – neste caso utilizando seus serviços e sistemas, desde seu primeiro contato com o produto. O objetivo principal é ajudá-lo a obter sucesso.

E obviamente, em uma época em que se quer mais por menos – mais serviço e mais informação, com menor custo e menos tempo, automatizar esta interface com seu cliente é essencial.

Disponibilizar ao cliente uma solução tecnológica amigável, com orientações fáceis, com acesso rápido, onde ele possa realizar suas atividades sem titubear, faz toda a diferença na satisfação. Canais de atendimento efetivos, presença nas redes sociais, um site bem completo, treinamentos em vídeo, guias rápidos, perguntas e respostas, manuais interativos são pontos que já ajudam muito aqui.

Os novos modelos de negócios na contabilidade precisam prever que o valor está na experiência do cliente e não na administração da burocracia operacional do dia a dia.

Esta visão traz benefícios tanto para a empresa – que vende e fideliza mais, quanto para o cliente – que conta com experiências de atendimento e relacionamento mais eficientes e de maior qualidade.

Data Collection: a diferença entre agir de forma reativa e preventiva

Com o crescimento dos sistemas na nuvem e na contabilidade digital, não é estranho que a digitalização dos dados tenha aparecido na lista de prioridades.

Os escritórios contábeis colecionam dados de clientes – papel, extratos bancários, registros, entre outros. Automatizar isso tanto quanto possível, vai aumentar a eficiência do escritório, e disponibilizar os dados de forma que possam ser utilizados para tomada de decisão. Além disso, a automatização dos processos reduz ou elimina o potencial de erro humano, portanto é sim uma prioridades.

Mas, ninguém mais duvida que é muito melhor receber os dados do ERP que o cliente utiliza para controlar suas operações do que obtê-los por meio de papéis, planilhas ou uma infinidade de arquivos digitais. E se o ERP estiver em nuvem melhor ainda! Você consegue acompanhar, do seu escritório contábil, o registro das operações, os parâmetros de configuração do sistema, e agir de forma proativa. Afinal, contadorconsultor não é reativo, certo?

Com a chegada da inteligência artificial, todos esses dados ganham ainda mais importância, e agregam mais valor para o seu negócio! Os serviços consultivos precisam ter como base informações confiáveis e disponíveis!

Workflow: controle de processos para previnir falhas

Este é um termo já bastante conhecido no mercado. A sistematização do processo de negócio, com uma seqüência de passos, garante o cumprimento de regras definidas e permite a transição das atividades de uma pessoa para outra com mais efetividade.

Este fluxo de trabalho automatizado, dá velocidade e permite que os dados sejam fluídos de uma atividade para a outra, evitando entre outras coisas, o retrabalho.

No workflow, as atividades são encadeadas, é possível saber quem deve fazer o que e quando. O que facilita inclusive as cobranças relativas ao atendimento de prazos, por exemplo. A automatização do fluxo de trabalho também ajuda a garantir que nenhuma atividade seja esquecida.

Transformação digital na contabilidade

Coletar dados, automatizar os processos e oferecer uma experiência excelente ao seu cliente: esses são passos essenciais para a contabilidade digital, que é diferente da contabilidade online.

Veja que não basta usar um sistema de “contabilidade online” seguindo o modelo de negócios “faça você mesmo”. Deixar que o cliente faça todo o trabalho operacional até funciona bem. Mas lembre-se: o auto-atendimentosempre leva a competição para o preço. Se seu objetivo estratégico é ter um ticket médio cada vez menor (com um volume de clientes cada vez maior), o modelo de contabilidade on-line é interessante. Mas se você busca contas de alto valor, prepare-se para atender o cliente por meio de vários canais.

Adoção de tecnologias disruptivas pelas empresas contábeis

O estudo Welcome to the Fast Future, divulgado pela CPA.com trouxe dados muito interessantes do que tange a adoção de tecnologias disruptivas pelas empresas contábeis. Segundo os dados apresentados, apenas 10% das empresas contábeis se vêm como inovadoras.

No entanto, 20% das empresas entrevistadas acreditam que inovações como dinheiro digital, inteligência artificial, internet das coisas e distribuição digital vão ditar as mudanças até 2025.

E 90% concordam que o digital é um futuro próximo. Estes dados confirmam que os escritórios de contabilidade precisam se movimentar mais rapidamente quanto o assunto é inovação.

Eu tenho trazido aqui no blog muitas histórias de escritórios contábeis que já estão se movimentando para acompanhar estas tendências na contabilidade. Selecionei aqui dois deles, para te inspirar:

  • O nascimento de um escritório contábil na era digital
  • Aeros Contabilidade: prepara os clientes para a contabilidade digital

Não à toa que Jack Welch já dizia que se deve ter foco constante na inovação. Na inovação da sua empresa e dos seus maiores concorrentes, que podem estar inovando e criando vantagem sobre seus produtos e serviços.

Sua empresa tem de ser mais sábia, mais rápida e com mais tecnologia para suportar e superar as mudanças. Outra lição importante trazida por Welch é que se deve ver as mudanças como uma oportunidade, estar aberto para transformações é uma vantagem. Mesmo que isso signifique colocar parte da empresa no meio de uma confusão por um período de tempo.

E ai, quer ajuda para movimentar seu escritório contábil rumo a transformação digital? Comece pelo Workshop Contador 2.0. Você vai ver que é possível inovar na sua empresa, com as ferramentas e a orientação certa!