• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Inovação no escritório contábil: por que investir no mobile?

Você está lendo isso de um dispositivo móvel? Com base nas estatísticas a seguir,

Autor: Roberto Dias DuarteFonte: O Autor

Você está lendo isso de um dispositivo móvel? Com base nas estatísticas a seguir, há uma grande possibilidade de você estar com o celular ou tablet nas mãos lendo este texto. O uso dedispositivos móveis tem superado o de computadores no país, sendo, agora, a principal fonte de acesso à internet.

O que antes servia apenas para fazer ligações, hoje está mais presente ainda na vida das pessoas possibilitando acesso não só a contatos e mensagens, mas novas estratégias de negócios, como o e-commerce e o marketing de conteúdo. Só no Brasil, por exemplo, o número de conexões mobile se tornou maior do que a população, resultando em 267.1 milhões de conexões, de acordo com pesquisa realizada pelo We Are Social.

Considerando que grande parte dos clientes estão envolvidos com os dispositivos móveis para consultas e compras, chegou o momento em que, para aplicar a inovação no escritório contábil, não dá mais ignorar o fato de que é necessário se adaptar, também, ao formato mobile. Em 2015, por exemplo, 46% dos internautas brasileiros realizaram pagamentos por meio de seus aparelhos móveis, segundo dados divulgados pelo E-commerce Brasil. Isso quer dizer que a otimização para celular e criação de uma estratégia de marketing móvel são duas coisas que, se você ainda não fez, é hora de pôr as mãos à obra.

Confira:

  • As pessoas preferem acessar internet nos dispositivos móveis do que em computadores, prova disso é que o número de casas que usam só celular ou tablet já superou a quantidade das que tinham só computadores pessoais;
  • As empresas estão transitando seus conteúdos para o celular e se concentrando mais no marketing móvel de forma crescente e buscam a chamada responsividade (se ajustar a todos os tamanhos de tela) para garantir o consumo de seus dados em qualquer dispositivo;
  • Os consumidores são mais propensos a recomendar e comprar de um negócio que permite uma melhor experiência móvel.

Basta dar uma olhada nas seguintes estatísticas do mobile, se você ainda não está convencido:

1 – De acordo com a eMarketer, o Brasil já era o 6º mercado mundial de smartphones no final de 2014, superado apenas por China, EUA, Índia, Japão e Rússia;

2 – No segundo trimestre de 2015 o número de brasileiros com acesso à smartphone com internet ultrapassou a marca de 72 milhões, conforme publicou a Mobile Report – Julho/15 – Nielsen IBOPE, representando um aumento de 23,5% em relação ao semestre anterior;

3 – Segundo dados da Gartner Brasil publicados pela Mobile Intelligence, a tendência é que, no Brasil, o crescimento do tráfego de dados móveis seja de 11 vezes maior o atual, crescendo mais de 60% ao ano, até 2018.

A importância de produzir conteúdo para o escritório contábil

Por meio de conteúdo relevante, que consiste em ações segmentadas, é possível impactar seu público-alvo com conteúdo de qualidade, construir a credibilidade e firmar novas parcerias. As plataformas digitais são os meios estrategicamente mais efetivos para atrair novos clientes e reter clientes antigos, e uma de suas maiores vantagens é poder mostrar o valor dos serviços que o escritório de contabilidade oferece.

Além disso, as pessoas querem um bom conteúdo que os ajude a tomar decisões mais eficientes. Com um conteúdo bem elaborado, você pode atrair tráfego para seu site e redes sociais, aumentar o desempenho nas páginas de resultados de pesquisa e dar ao público a oportunidade de compartilhar seu conteúdo com seus amigos.

Neste sentido, é preciso considerar que grande parte do público utiliza mais os dispositivos móveis do que computadores para acessar a internet. Isso significa que seu conteúdo precisa se adaptar ao formato mobile para melhor visibilidade.

Como adaptar o conteúdo digital formato ao mobile?

Com o aumento disparado de usuários de smartphones, para a inovação do escritório contábil, que deseja ser mais presente nas redes sociais com sua company page e conteúdos desenvolvidos, é necessário adaptar o conteúdo para o formato mobile. Para ser eficaz, a tecnologia da informação associada à contabilidade deve ser flexível para acomodar as mudanças de mercado.

Mas é preciso atenção: o conteúdo digital nos dispositivos móveis não devem ser os mesmos do computador ou notebooks, ou seja, a experiência móvel não deve ser a mesma da área de trabalho. Infelizmente, muitos layouts não são apropriados para o uso em celulares, são apenas versões menores do desktop da marca, permitindo exatamente a mesma funcionalidade. Um aplicativo móvel é um veículo totalmente diferente e deve ser tratado de forma diferente para as novas oportunidades que oferece.

É bem provável que o usuário descarte rapidamente layouts que imitem o conteúdo do computador página por página. Pare e pense: quantas vezes você já tentou ler algum texto interessante pelo seu dispositivo móvel, mas foi impedido pela falta de visibilidade? Isso gera uma má experiência e, por consequência, prejuízos para a empresa que disponibilizou o conteúdo.

É bastante comum supor que um cliente irá consumir tanta informações com dispositivo móvel como eles fazem na área de trabalho, mas é preciso considerar que o acesso em smartphones é muito mais demorado e precisa apresentar novas estratégias. Neste caso, o design responsivo é ideal para resolver o ajuste de navegadores. A técnica permite com que o site se adapte ao navegador do usuário tanto em código quanto layout.

Conteúdo de qualidade, responsivo e, o mais importante, útil para seu público alvo, e adequado aos dispositivos móveis é altamente eficiente para fortalecer as vendas e garantir ainda mais o sucesso do escritório contábil.